Mostrando postagens com marcador Legumes e Verduras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Legumes e Verduras. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Caldo de Abóbora (Jerimum) para um dia daqueles



Em um dia que se acorda já sabendo que vai ser "O DIA". 
Já começo a sentir o peso de uma noite mal dormida, idas intermináveis ao banheiro e beber água. E sem falar na mudança de posição do sono, dormida por uma vida inteira de bruços ou do lado direito, e então, à contra-gosto me volto para o lado esquerdo.

É.. para quem anda se perguntando, estou, sim, grávida. Envolta de alegria, mas também "enxaquecada" e enjoada. TUDO NORMAL.

Sendo hoje, um dia daqueles, almoço indigesto.. não porque estava ruim e sim pelo domínio da náusea. Ainda assim, preparei a saladinha básica, o tal do Honey Mustard que tanto desejei e logo o recusei. Tinha a sobra da macarronada que fiz com molho com as sobras da bisteca suína e uma lasanha calabresa congelada. 

Tudo muito rápido, porque a enxaqueca era grande, a lista de médicos interminável e a intensidade solar nesta tarde me castigava. De certo, chegando em casa, fui logo atrás do kit banho/cama que era pra ver se eu melhorava. Acordei com aqueeeeeela vontade de um caldo de abóbora... corri para a geladeira e lá estava ela, moranga, moranga...

A receita:

Não é bem uma receita de medidas exatas, até porque também tive a intenção de esvaziar a geladeira dos restinhos de vegetais e chegar com a feira de legumes e verduras fresquinhas e ter espaço para armazená-la.

1 kg de abóbora (usei moranga e de leite)
Pique grosseiramente:
1 cebola grande
1 tomate grande ou 2 médios
1 punhado de cheiro-verde (não despreze a parte branca da cebolinha não!)
1 pimenta de cheiro
1/2 chuchu grande (tinha aqui dando sopa, digo, caldo)
1 pimentão verde
3 dentes de alho
1 caldo de galinha (dissovildo em uma xícara de água, reserve)
1 pacote de creme de cebola
pimenta do reino moída na hora à gosto


Lave bem e corte a abóbora, coloque em panela para cozinhar com água passando dois dedos depois de cobrir. Deixe ferver até ficar bem macia. Enquanto isso, junte o restante dos ingredientes, exceto o caldo de galinha, o creme de leite e o creme de cebola, em outra panela com água também passando dois dedos de cobrir os legumes e deixe ferver até tudo quase se desmanchar, em seguida processe tudo no liquidificador e reserve. Com as abóboras frias, tire a casca (não joga fora, congela que eu tenho uma dica boa pra ti!!!), e processe também no liquidificador com o caldo do cozimento. Junte o creme de abóbora com o os outros legumes batidos, deixe ferver mais um pouco e acrescente o caldo de galinha diluído e a pimenta-do-reino, mexa mais um pouco. Coloque nesse momento, o creme de cebola, e mexa bem para não forma bolinhas, prove o sal,se necessário corrija. Junte o creme de leite, mexa por mais cinco minutos. Sirva com um punhadinho de cebolinha picada e regue com um fio de azeite.


Nota: Ainda na onde de aproveitar restinhos, você pode colocar outros legumes como, abobrinha, couve-flor, pimentão vermelho e amarelo, cenoura, batata inglesa, baroa.. se ficar mais grosso, coloca um pouco mais de água.


*Perdoa a foto noturna, vai!?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fuxico na Cozinha

E no meio da semana, nada como uma conversa de miolo de pote e três receitinhas de reaproveitamento para tirar a monotonia.

                               

E pra começar bem a semaninha, um fuxico de cozinha:
eu: fiz um almoço tão bonitinho.. mas não desceu não consigo comer

Daniel Deywes / Feito na Hora: o q fez?

eu: sobras

Daniel Deywes / Feito na Hora: eu fiz um porco ninja
eu: esquentei arroz à grega, da maminha do churrasco processei e fiz um refogado com cebola e cheiro verde e batata e cenoura cozida com molho bechamel
Daniel Deywes / Feito na Hora: kkkkkk
mas porque oconsegue comer?

eu: aaah nao gosto, ai num desce

Daniel Deywes / Feito na Hora: então porque fez?

eu: pq eu tava com fome uai
eu até comi, mas larguei na metade do prato
agora a comida ta indo e voltando heuheuehue

Daniel Deywes / Feito na Hora: oh

eu: que nem uma vaquinha

Daniel Deywes / Feito na Hora: kkkkkkkkkkk
eu: ruminando
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Daniel Deywes / Feito na Hora: essa foi boa

Bora, então para as receitas!

Arroz à Grega 
Para 02 pessoas, você faz uma xícara de arroz com um cadinho de açafrão pra dar aquela corzinha e reserva (Já sabe como é né, gata?). Corta em cubos pequenininhos uma cenoura pequena (pode ser ralada, como está na foto, porque a preguiça estava grande!!!) , 1/2 pimentão verde, 1/2 cebola média, 100grs de presunto de peru (aqui também aproveitei sobra do que restinho que tinha na geladeira). Refoga  tudo em duas colheres cheia de manteiga, manteeeeeiga colega, por favor! Junto um punhado de uva-passas pretinhas, um dedim de água e em seguida o arroz. Mistura tudo, apague o fogo e tampe bem para abafar um pouco.

Refogadinho de Churrasco
Sabe aquelas sobras de churrasco que você compra em restaurante ou galeteria? Pede uma quentinha e leva pra casa, flor! Aqui, tínhamos pedido maminha. No dia seguinte, pique um punhado de cheiro-verde e a outra metade da cebola. Manteeeeiga na frigideira, refoga as verdurinhas, e depois junta a carne e pronto. Esse refogado por virar molho de carne se colocares molho de tomate, uma omelete... inventa aí! 

Legumes ao molho Bechamel
Esse aqui é a parte mais fácil, você pode colocar cenoura, batata, brócolis, chuchu, abóbora.. o que quiser. Na minha geladeira que estava em fim de carreira só tinha cenoura e batata. Cozinhei os legumes no vapor até ficarem macios. E enquanto isso, fui pro molho, não vou colocar medida aqui e nem vou dizer que é o legítimo bechamel, porque a idéia (me recuso a tirar o acento! aaafff!) era secar a geladeira. Então, pegue aí no embalo alguns dentes de alho amassados, cebola ralada, azeite, um tico de farinha de trigo, leite, pimenta-do-reino branca, noz moscada e creme de leite. Refoga o alho e cebola, junte um pouco a farinha de trigo, e mexa mais um pouco, acrescente o leite e vá mexendo com um fouet para desfazer as bolinhas de farinha refogada, ou então bate tudo no liquidificador e volta pra panela pra engrossar. Acerte os temperos de sal, pimenta e noz moscada e por último o creme de leite (pouquinha coisa mesmo) e pronto! Joga em cima dos legumes e coma bem quente!

Bem, é isso aí gente! :) Voltando aos poucos e pra ficar! ^^

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resgatando fotos + Farfalle ao molho cremoso de abobrinha italiana



Eis que oficialmente estou de férias e já abri o pacotinho presente do dia dos namorados. A verdade é que não teve dia dos namorados, considerando que a professora da universidade marcou uma prova para segunda-feira e quando eu cheguei morta, linda e com o juízo frouxo de tanto livro, cadê? Cadê a professora com a bendiiiita prova? Foi remarcada para o dia 15 de junho, ¬¬ Mas urrei de indignação, cansaço e revoltei-me. Carreguei o marido, e fomos para a primeira churrascaria que tinha pela frente. Precisava de uma cerveja e dormir sossegada.

Passada a prova e a boa notícia que passei finalmente de um semestre a outro. E agora com o trabalho, dele não nos livramos né??? é preparar uns treinamentos e arrumar as malas pra ir pra casa e refazer as malas pra ir pro empreendimento que eu vou treinar. É mole? Como se não bastasse mocinhas... vou ficar o final de semana sem marido, porque o bichim tem que ir trabalhar. 

O que ocorre é que na minha preguiça, antes de começar a preparar meus treinamentos resolvi resgatar umas fotos antigas da minha penúltima viagem à Belo Horizonte pra entrar no clima.. é, eu to indo daqui duas semanas curtir Minas! Mas.. voltando as fotos achei estas de uma noite super agradável na casa de uma antiga vizinha, lá resolvemos fazer uma massa pra espantar o frio e aconchegar ainda mais nossos laços de amizades.

Então, meu povo pra tal da massa, tu pega coisa de três abobrinhas italianas e fatia bem fininho, refoga em um bom azeite (e tenha pena de econimizar no bicho não e seja generosa ao colocar o bicho na panela)  o alho picadinho e junta as abobrinhas e põe sal e pimenta-do-reino branca moída. Deixa cozinhar, em fogo médio, um pouco, sempre mexendo que é pra abobrinha não pregar no fundo da panela e a bicha desmanchar em creme, isso é coisa de uns 20 ou mais minutos.  (o babado todo termina lá embaixo!)

  E aí, depois de tudo dá uma mexida forte pra desmanchar tudo de uma vez, junta o creme de leite e o queijo parmesão (bota aí uns 100grs do queijo de verdade tá babe? Nada de saquinho combinado?). Testa o sal, vê algum temperinho que você gosta a mais... Joga esse molho em meio pacote de farfalle já cozido al dente e super quente (as gravatinhas, tá? Mas, Saroca, pode ser uma outra massa pode? Poooode, gosto de usar as massas curtas, penne, fusilli, rigatone e por ai vai...). Misture delicadamente para uma coisa aderir a outra, sirva já com mais um pouco de parmesão ralado por cima e se quiser regue com um pouco de azeite.
Fui! Que chegando de viagem, com casa pra arrumar e trabalho pra terminar, eu tenho que achar um meio de me dividir em trocentas! 

Beijo pra cada.


*Começo do cozimento da abobrinha / Quem vos fala na cozinha alheia / E a turma reunida pronta pra atacar o prato!