quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Caldo de Abóbora (Jerimum) para um dia daqueles



Em um dia que se acorda já sabendo que vai ser "O DIA". 
Já começo a sentir o peso de uma noite mal dormida, idas intermináveis ao banheiro e beber água. E sem falar na mudança de posição do sono, dormida por uma vida inteira de bruços ou do lado direito, e então, à contra-gosto me volto para o lado esquerdo.

É.. para quem anda se perguntando, estou, sim, grávida. Envolta de alegria, mas também "enxaquecada" e enjoada. TUDO NORMAL.

Sendo hoje, um dia daqueles, almoço indigesto.. não porque estava ruim e sim pelo domínio da náusea. Ainda assim, preparei a saladinha básica, o tal do Honey Mustard que tanto desejei e logo o recusei. Tinha a sobra da macarronada que fiz com molho com as sobras da bisteca suína e uma lasanha calabresa congelada. 

Tudo muito rápido, porque a enxaqueca era grande, a lista de médicos interminável e a intensidade solar nesta tarde me castigava. De certo, chegando em casa, fui logo atrás do kit banho/cama que era pra ver se eu melhorava. Acordei com aqueeeeeela vontade de um caldo de abóbora... corri para a geladeira e lá estava ela, moranga, moranga...

A receita:

Não é bem uma receita de medidas exatas, até porque também tive a intenção de esvaziar a geladeira dos restinhos de vegetais e chegar com a feira de legumes e verduras fresquinhas e ter espaço para armazená-la.

1 kg de abóbora (usei moranga e de leite)
Pique grosseiramente:
1 cebola grande
1 tomate grande ou 2 médios
1 punhado de cheiro-verde (não despreze a parte branca da cebolinha não!)
1 pimenta de cheiro
1/2 chuchu grande (tinha aqui dando sopa, digo, caldo)
1 pimentão verde
3 dentes de alho
1 caldo de galinha (dissovildo em uma xícara de água, reserve)
1 pacote de creme de cebola
pimenta do reino moída na hora à gosto


Lave bem e corte a abóbora, coloque em panela para cozinhar com água passando dois dedos depois de cobrir. Deixe ferver até ficar bem macia. Enquanto isso, junte o restante dos ingredientes, exceto o caldo de galinha, o creme de leite e o creme de cebola, em outra panela com água também passando dois dedos de cobrir os legumes e deixe ferver até tudo quase se desmanchar, em seguida processe tudo no liquidificador e reserve. Com as abóboras frias, tire a casca (não joga fora, congela que eu tenho uma dica boa pra ti!!!), e processe também no liquidificador com o caldo do cozimento. Junte o creme de abóbora com o os outros legumes batidos, deixe ferver mais um pouco e acrescente o caldo de galinha diluído e a pimenta-do-reino, mexa mais um pouco. Coloque nesse momento, o creme de cebola, e mexa bem para não forma bolinhas, prove o sal,se necessário corrija. Junte o creme de leite, mexa por mais cinco minutos. Sirva com um punhadinho de cebolinha picada e regue com um fio de azeite.


Nota: Ainda na onde de aproveitar restinhos, você pode colocar outros legumes como, abobrinha, couve-flor, pimentão vermelho e amarelo, cenoura, batata inglesa, baroa.. se ficar mais grosso, coloca um pouco mais de água.


*Perdoa a foto noturna, vai!?

Um comentário:

  1. Receita leve e deve ser super saborosa. Vou fazer com certeza! Beijo gravidinha. =*

    ResponderExcluir