sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hambúrgueres


O hambúrguer é uma espécie de sanduíche de carne picada (quase sempre bovina) e cozida (frita, grelhada, etc). Por ser geralmente servido entre duas metades de pão, formando um sanduíche, é esse, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon etc. O hambúrguer é um sanduíche popular em quase todo o mundo, sendo vendido por empresas multinacionais de fast-food como o McDonald's, por exemplo.

Conta a história que o hambúrguer desembarcou nos EUA na segunda metade do século XIX, trazidos pelos alemães da cidade de Hamburgo. A técnica de moer a carne veio dos Tártaros para a Europa, sendo então apresentada para os hamburgueses. Nos EUA, havia a necessidade de uma alimentação mais rápida que adequasse ao acelarado ritmo industrial do país.

ADORO Hambúrguer! Mas toda vez que ia ao supermercado comprar as ditas caixinhas congelas e me preocupada em grelhar... tchanaaaan o óleo escorrendo grelha abaixo, eco eco eco! Tá certo que muitos alegam ser pouco nutritivo, por mais que seja uma refeição rápida, porém podemos fazer a nossa parte de pelo menos deixar mais saudável, menos gorduroso e sem muita industrialização.

Então venho com uma proposta que nos permita saborear, relembrar infância, ou as mamães de plantão respirarem tranquilas por seus filhotes não estarem comendo qualquer hambúrguer! O melhor de tudo é que pode ser congelado, desde que separado apenas por um filme de plástico para que não grudem por um prazo de 2 meses. Chega de conversa e vamos ao que interesssa, a receita:

Hambúrguer Caseiro

Ingredientes:

1 kg de patinho moído

300 grs de Linguiça Calabresa

Folhas de Manjericão picadinhas

1 pcte de creme de cebola

1 ovo


Modo de Fazer:

Em uma vasilha coloque a carne moída, retire a pele da calabresa passe no processador e pique as folhas de manjericão. Misture todos os ingredientes e coloque um pouco na geladeira para ganhar mais consistência e assim termos uma maior manuseabilidade ao dar o formato de hamburguer, do tamanho e espessura que desejar.

Obs#1: A folha de manjericão podem ser substituída por cheiro-verde.

Obs#2: Para facilitar o congelamento, distribua os discos de hamburguer em uma forma e leve por uns 20 min no congelador ou freezer, depois disso é a hora de colocar os plásticos e empilhá-los.

Bom lanche! :D

Bom Hamburger pra você! \o/


Fonte de Pesquisa: Wikipedia

5 comentários:

  1. Que hamburguer maravilhoso, e esse texto ficou mtooo show de bola ! Parabens pela receita Sarah .. Bjaaaum. Ass: Raphael

    ResponderExcluir
  2. Sarah,

    Agora estou passeando por essas bandas... Duas frases que amei:

    "O hambúrguer é uma espécie de sanduíche de carne picada (quase sempre bovina)" - ou seja quase nunca bovina ... eu ando achando que os da Sadia, Perdigão, Pif, Paf são made China, com direito a cães e gatos rsrsrsrsrs por isso só faço, nunca compro no supermercado...

    e

    Amei essa frase "Um ser perseverante, em constante mutação" ... Penso assim tambem, como dizia Raulzinto: "Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo"


    bjs
    DAniel Moura

    ResponderExcluir
  3. Sarah Parabéns pelo blog!
    Muito fofo!
    Voltarei mais vezes!
    Quando puder me faça uma visita...ah! Já estou te seguindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sarah, muito prazer!!!! Adorei a receita de hamburguer caseiro porque adoro esses sanduiches incrementados!!!!! Vim te conhecer e responder sua questão sobre o concurso UM LUGAR À MESA: Obrigada pela opinião e pelas considerações. Não fico nem um pouco chateada pela sua colocação. Esse é um espaço democrático e já tive o mesmo feedback antes, mas sabe o que acontece quando uma mesma pessoa manda várias opções? Ela pode estar ao mesmo tempo aumentando ou diminuindo as chances de ganhar na mesma proporção porque os votos acabam se diluindo. Foi o que aconteceu no concurso passado e aí me toquei de que nem sempre é bom mandar muitas opções se o objetivo é ganhar o concurso. Mas se o objetivo é participar e contribuir para estimular os leitores a aproveitar as ideias, acho que é válido. Eu gosto sempre de mudar as regras em cada concurso e o próximo será bem diferente... Obrigada por votar e opinar e seja sempre muito bem-vinda ao meu cantinho virtual!!!! Grande beijo!!!!! Te espero lá pra trocarmos outras figurinhas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!!!! imagino que esse hamburguer deva ser muito gostoso, pq aqueles da minha infância (antes dos de caixinha) comprados em açougue, tinham gosto de vela... afff.
    Parabéns pelas palavras e pela receita.
    Cláudia Azeredo

    ResponderExcluir